domingo, 17 de junho de 2012

Santa Cruz do Capibaribe: A Capital da Moda

Com uma população de 87 538 habitantes (IBGE 2010), Santa Cruz do Capibaribe é o local ideal para os adoradores do turismo de negócio e, sobretudo de compras. Pois a cidade é, segundo o SENAI, a maior produtora de confecções de Pernambuco e a segunda maior do Brasil. Conhecida também como a Capital da Moda, Santa Cruz é a terceira maior cidade do Agreste Pernambucano.
Localizada a 192 km da capital, na Mesorregião do Agreste, Santa Cruz, sinônimo de empreendedorismo, é uma cidade pronta para suprir os melhores desejos turísticos, com paisagens maravilhosas e eventos que costumam encantar seus moradores e visitantes.
Moda Center Santa Cruz 
História
Em 1750, o português Antônio Burgos que por recomendações médicas procurava um lugar que não comprometesse sua saúde. Burgos se instalou, com a família e os escravos, na confluência do Rio Capibaribe com o riacho Tapera, onde uma capela e a sua frente uma grande cruz de madeira que deu origem ao nome da cidade.
Antigamente Santa Cruz já foi subordinado ao município de Taquaritinga, entretanto, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Posteriormente, através da lei estadual nº 1818, de 29 de dezembro de 1953 foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe.

Turismo
Além de fazer parte do destacado triângulo das confecções com as outras duas potencias Caruaru e Toritama, Santa Cruz possui grandes e fascinantes eventos e pontos turísticos, entre eles estão:
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos - Construída em 1874, um prédio secular com vitrais e imagens belíssimas.
Sítio Arqueológico da Serra do Pará - Cavernas com mais de 100 pinturas rupestres - localizada na Serra do Pará a 22 km da Sede.

Serra do Pará


Festa do Cobertor recheada de exposições e shows de artistas regionais;
O Carnaval fora de época, o Sulanfolia;
O Circuito Pernambucano de Motocross.  


Fontes:


Pesqueira: Uma "Graça" de Cidade

Pesqueira (Agreste, microrregião do Vale do Ipojuca) fica a 216 km do Recife, numa região intermediária entre a zona da mata e o sertão. É sede da Diocese de Pesqueira, a  episcopal está na Catedral Santa Águeda. Pesqueira dispõe de boa infra-estrutura, que inclui hotéis, pousadas, bares, restaurantes e movimentado calendário de eventos, faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco (um festival de músicas no meio do ano). Além de privilegiada localização, Pesqueira conta com o Santuário de Nossa Senhora das Graças, local de adoração e fé. 

Entrada da Cidade

História da cidade:
A fundação da Cidade data do ano de 1800, quando o Capitão-Mor Manuel José de Siqueira herdou as terras de Antônio dos Santos Coelho, um português primo de Duarte Coelho, primeiro donatário de Capitania de Pernambuco, no Brasil colonial. Nessa época, o local era basicamente uma aldeia de índios Xukurus, que viviam a beira de um poço. Aos poucos, o lugarejo, então chamado fazenda do Poço Pesqueiro, começou a ter importância e logo recebeu o titulo de sede do município de Cimbres. Somente em 1880, o lugar foi elevado à categoria de cidade, já com o nome de Pesqueira.
Além de privilegiada localização, Pesqueira conta com o Santuário da Graça, local de adoração e fé.
Entre seus diversos atrativos, destacam-se o casario colonial e, na Vila de Cimbares, o prédio do Senado da Câmara (1872), O Seminário São José (1947), o Museu de Arte Sacra (1970), O Colégio Santa Dorotéia, (1919), Convento dos Franciscanos (1908), Chalé da Peixe (1924) e a Capela Episcopal Nossa Senhora dos Homens (1902).

Cruzeiro

Dados Gerais:

Localização: Agreste, microrregião Vale do Ipojuca, distante 215 km do Recife.
Área: 961 km2
Solo: Arenoso e pedregoso
Relevo: Ondulado, suave ondulado e forte ondulado
Vegetação: Caatinga hipoxerófila
Ocorrência mineral: Quartzitos, metarcosios e gnaisses
Precipitação pluviométrica média anual: 729,0 milímetros
Meses chuvosos: Abril – Maio
População: 64.751 habitantes
Eleitorado: 44.586 eleitores(TRE 2006)
Dia de feira: Quarta-feira/Sábado
Data de comemoração da elevação à cidade: 20 de abril
Prefeita: Cleide Maria de Souza Oliveira
Padroeira: Santa Águeda.
Serra do Gavião: com 755 metros de altura, no passado serviu de esconderijo para cangaceiros.
Serra do Ororubá: ocupada por 24 aldeias de índios Xucurus, tem lagos, açudes, cachoeiras e uma rampa de vôo livre, utilizada em campeonatos de asa delta.
Cachoeira do Vale das Cascatas: com uma queda de aproximadamente seis metros de altura.
Trilhas da Serra de Minas: com visual de plantas nativas, lagos, banho de bica e piscinas naturais.
Trilha do Gavião: com percurso de 15 km até chegar ao topo da montanha, antes habitado pelos índios Pataxós.

Calendário de eventos:

Fevereiro
- Festa de Santa Águeda – Padroeira de Pesqueira
Abril
- Aniversário da Cidade de Pesqueira
Maio
- Moto Fest
Junho
- Festa de São João e São Pedro
Agosto
- Festa da Renascença (Festival de inverno)
Outubro
- Exposição de Animais
Novembro
- Festas dos ex-alunos
- Feira do Doce e da Renda e de Negócios
Dezembro
- Natal da Graça


Sites de destaque: