segunda-feira, 18 de junho de 2012

Belo Jardim: Terra de Músicos

    Seguiremos nossa viagem pelo Agreste, conhecendo a cidade de Belo Jardim: suas belezas naturais, suas festividades, sua culinária, sua cultura, sua história e muito mais.
    O município pernambucano de Belo Jardim teve sua origem em um povoado, conhecido pelo nome de Capim, por volta de 1853. Inicialmente, Belo Jardim era distrito do município de Brejo da Madre de Deus (PE), tornando-se independente em 11 de setembro de 1928.
    Segundo dados do “Censo Demográfico 2010”, Belo Jardim possui uma população de 72.432 habitantes. Atualmente, possui quatro distritos: Belo Jardim, Água Fria, Serra dos Ventos e Xucurú.
    A cidade é conhecida como Terra de Músicos, principalmente pelo seu potencial de formar e revelar uma grande quantidade de instrumentistas para várias bandas e orquestras do Brasil e do mundo. A arte musical é uma herança passada de geração em geração. A origem desta cultura deve-se muito a tradição de suas duas principais bandas: a Sociedade de Cultura Musical, que foi liderada, há muitos anos, pelo saudoso Professor Ulisses de Souza Lima (in memoriam), e a Filarmônica São Sebastião, regida pelo maestro João Vieira de Souza.

Entrada da cidade

      Ainda em relação ao aspecto cultural, Belo Jardim  possui o Centro de Artesanato Tareco e Mariola, importante local onde são divulgados e comercializados, produtos artesanais elaborados por moradores da cidade.

 Centro de Artesanato Tareco & Mariola

       Em Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim, existe uma grandiosidade de belezas naturais: cachoeiras, rios, riachos e belas montanhas, que inspiram os amantes do turismo ecológico para atividades, como mergulho, trilhas e rapel.

Distrito de Serra dos Ventos

       No mês de julho é realizada a festa mais tradicional do município “A Festa das Marocas”. Este evento tem a participação de grandes atrações regionais e nacionais. Nas próximas postagens sobre o município de Belo Jardim, traremos a programação 2012 desta grande festa.


Site em destaque:
http://www.ibge.gov.br/home/


Nenhum comentário:

Postar um comentário